O QUE É CLOUD COMPUTING OU COMPUTAÇÃO NA NUVEM

Cloud computing ou computação em nuvem revolucionou a forma como as empresas e pessoas consomem tecnologia atualmente. Hoje em dia parece que tudo acontece “na nuvem”, mas o que está por traz desse conceito?

A resposta é simples: a nuvem é algum lugar do outro lado da sua conexão de internet, onde pode aceder a aplicativos e serviços, e ou armazenar dados ou ficheiros. Praticamente tudo o que é consumido atualmente na Internet — redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música, provém de aplicativos e serviços baseados na nuvem.

Tecnicamente, é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou telemóvel conectado à Internet, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora.

Para que essa entrega de serviços de computação (cloud) seja possível, é necessário que empresas como a ITA construam e disponibilizem Data Centers que funcionam como um cérebro e suportam esses serviços e armazenam todas essas informações.

 

CONFIRA OS SERVIÇOS EM CLOUD QUE A ITA DISPONIBILIZA:

IaaS (Infra-estrutura como serviço)

– Serviços Dedicados

– Servidores Virtuais (VPS)

– Data Center Virtual

 

SaaS (Software como serviço)

– Storage e Backup Online

– Firewall Virtual

 

PaaS (Plataforma como serviço)

– Hosting

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS SERVIÇOS EM CLOUD

Economia

Por se tratar de um serviço, pagará apenas pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar, eliminando custos com equipamentos e equipas de TI. Seja uma pequena empresa ou de uma multinacional, os serviços na nuvem irão se adaptar à necessidade do seu negócio a um preço justo.

 

Flexibilidade

A computação na nuvem oferece um serviço eficiente tanto para pequenas, quanto grandes corporações. Graças a característica de escalabilidade da cloud computing, poderá dobrar o processamento em horários de alta demanda e ou reduzir à metade nos meses mais fracos de vendas, por exemplo.

 

Mobilidade

Com os serviços em nuvem, todos os dados da sua empresa estarão disponíveis pela internet. Não importa o local onde esteja.

 

Segurança

Na nuvem, há garantia da recuperação de dados caso ocorra algum desastre e o gerenciamento de interrupções de energia. Por exemplo, o ato de fazer cópias de segurança com qualidade e garantia é algo bem complicado. Os servidores na nuvem da ITA estão preparados para gerir situações de risco.

 

Inovação

A nuvem dá sustentação aos projetos de transformação digital e inovação, pois permitem o alojamento e o desenvolvimento de aplicações.

 

Sustentabilidade

As infraestruturas em nuvem têm um importante apelo ambiental, pois permitem as empresas a pouparem energia, espaço, refrigeração e inclusive evita a utilização de papel, contribuindo para a manutenção de florestas e diminuindo a emissão de gases do efeito estufa.

Partilhar