ITA INAUGURA NOVO DATA CENTER

O novo Data Center ITA vem trazer melhores condições para as instituições públicas e privadas em Angola desenvolverem as suas actividades, bem como garantir a soberania dos dados através do armazenamento, em infra-estruturas físicas e em nuvem alojadas em território nacional.

ITA inaugura o maior e mais fiável Data Center de Angola

A ITA – Internet Technologies Angola, inaugurou no mês de Outubro de 2019 no Campus da ITA, no Patriota, o seu novo Data Center. O feito que ficou registado na história das Telecomunicações de Angola, foi marcado por dois grandes eventos.

O ato inaugural, ocorrido no dia 16 de Outubro, contou com a presença do Sr. Ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação Eng.º José Carvalho da Rocha, clientes, parceiros da ITA e profissionais do sector, que testemunharam  este importante marco na história das telecomunicações em Angola.

No dia 24 de Outubro, a ITA celebrou com mais de 200 clientes e parceiros o lançamento do maior e mais moderno Data Center de Angola.

Com um custo calculado em de cerca de 3.1 mil milhões de kwanzas (aproximadamente 10 milhões de USD), a nova Infra-estrutura, construída num edifício de dois pisos, com capacidade para mais de 7 mil servidores, equipado com os mais modernos meios de segurança e capacidade de armazenamento, ligação com todos os operadores de serviços de telecomunicações, características que o tornam num dos mais fiáveis e robustos de Angola.

 

Considerando o ritmo do crescimento do mercado digital em Angola, a ITA acredita que esses serviços alargados vão permitir às empresas, principalmente do sector Bancário e Seguros, a utilização de serviços de alto nível e principalmente manter os seus dados críticos dentro do país, com as múltiplas vantagens, nomeadamente soluções de Colocation, Hosting e Serviços em Cloud.

 

A expansão do mercado de Data Centers é apontada como o principal vector da transformação digital das economias africanas, por estimular os serviços de computação em Cloud que possibilitam o fomento dos sistemas de pagamentos para o mercado de retalho, a inclusão financeira, os modelos de negócios sustentáveis ​​e da administração de receita.

 

Segundo o CEO da ITA, Eng. Rolf Mendelsohn, esta estrutura vai aumentar 4 vezes a capacidade de oferta de serviços de Data Center, beneficiando pequenas e médias empresas que poderão aceder localmente a serviços seguros e de alta fiabilidade.

 

Acrescentou ainda que para além de se tratar de um marco de especial relevância na trajectória do desenvolvimento da ITA e do sector das TIC de Angola, o referido Data Center vem trazer melhores condições para as instituições públicas e privadas em Angola desenvolverem as suas actividades, afirmando-se como um acelerador do desenvolvimento da economia do nosso País, bem como uma garantia da soberania dos dados armazenados em infra-estruturas físicas e em nuvem alojadas em território nacional.

 

Sobre o data center

 

Instalado no edifício ITA, o novo Data Center foi construído numa área com 1.300m2, distribuído por dois pisos, tem uma capacidade para instalar 180 bastidores, espaço para sete mil servidores, ligados a rede de alta velocidade, refrigeração com 12 CRACS  – Computer Room Air Conditioning –  um sistema  redundante de refrigeração por ar, segurança reforçada com monitorização CCTV, suportado pela rede de energia pública e assegurado por três geradores de 700 KVA cada um deles, quarenta linha de bateria, quatro UPS de 500 KVA cada uma delas, oferece um serviço de cage com opção de controle de acesso personalizado, ligação com todos os grandes operadores de serviços de telecomunicações, salas privadas para clientes, Guest house e estacionamento com segurança, características que o tornam um dos mais fiáveis e robustos Data Center.

Partilhar