AAPSI E ITA ACTIVAM NOVO ANGOLA IXP

A AAPSI – Associação Angola de Provedores de Serviços de Internet em parceria com a ITA – Internet Technologies Angola, S.A., operadora de telecomunicações, activaram um novo nó de interligação de Internet de Angola, designado Angola IXP (Internet Exchange Point), que está alojado no Data Center da ITA.

O novo nó de ligação do Internet Exchange Point da AAPSI um patrocínio da  ITA, além  de contribuir na construção de uma infra-estrutura de comunicações robusta no país, melhora o intercâmbio, a interligação e troca de dados entre as redes de operadores e entidades que disponibilizam conteúdos digitais, proporcionando à comunidade de Internet em Angola excelentes condições de alojamento, segurança e conectividade para o nó Angola IXP, tirando vantagens do seu alojamento num Data Center moderno e com especificações internacionais como o disponibilizado pela ITA.

Para a AAPSI, é uma oportunidade que veio melhorar as condições de comunicação entre os operadores de telecomunicações, e que trará benefícios técnicos e económicos para Angola e em toda a comunidade da Internet, afirma o Eng Silvio Almada, Presidente da AAPSI.

“Activamos hoje o Angola IXP. Este novo nó enquadra-se no plano estratégico da AAPSI, que  visa capacitar Angola de uma infra-estrutura de interligação fiavél e de âmbito nacional, beneficiar operadoras e entidades que  poderão passar a ter redundância geográfica na ligação ao IXP.” sublinhou Sílvio Almada.

Para Francisco Pinto Leite, Director Geral da ITA, dinamizar a conectividade nacional e internacional vai de encontro ao objectivo da empresa de transformar Angola em HUB de dados em África, permitindo que os operadores e fornecedores de conteúdos e serviços digitais se beneficiem de uma rede de serviços de telecomunicações em Africa, com destaque na região da SADC.

Partilhar